Publicado em 29/04/19

Brasileiros conversam mais sobre finanças em casa, segundo pesquisa

Levantamento faz parte de uma série de estudos da CDNL e SPC


...

 

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, 85% dos entrevistados – contra 82% em 2017 – conversam em casa sobre o tema.

Para 79% dos entrevistados, as decisões sobre gastos familiares devem ser tomadas em conjunto. Já para gastos pessoais, 91% afirmam que tomam as decisões individualmente.

Sobre a divisão de despesas, 23% afirmaram dividir proporcionalmente entre familiares, 20% dividem igualmente entre os que têm renda e 26% arcam totalmente com os gastos.

Quanto à destinação das sobras no orçamento, 17% gastam com despesas pessoais, 17% poupam, 15% enviam para a poupança da família e 23% afirmam que não sobram recursos no final do mês.

O chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur, defende a importância do diálogo sobre finanças em casa. “As conversas frequentes estabelecem alguns pontos importantes, como valor disponível para as despesas da casa, se haverá sobras para gastos extras e, acima de tudo, define uma quantia que possa servir de reserva para imprevistos e para a realização de planos da família”, comenta.

 

Fonte: Banco Central do Brasil

 

Publicado em 26/04/2019

Orgulho de Pertencer: campanha de Indicação da CoopCargill já tem resultado!

Campanha de indicação trouxe 98 novos cooperados

Publicado em 18/04/2019

Entenda como funciona a distribuição de sobras

Ainda tem dúvidas sobre o rateio de excedentes? Confira as respostas aqui!